Battlefield 6: EA esclarece confusão sobre crossplay

Battlefield 6: EA esclarece confusão sobre crossplay

3 minutos 18/09/2025

EA confunde universal, mas garante: Battlefield 6 não tem crossplay só de console!

Olha só a bagunça: Battlefield 6 ainda nem saiu e já tá virando curso intenso de engenharia de redes. Primeiro, o designer sênior Matthew Nickerson soltou na mídia que o jogo teria um “modo crossplay individual pra consoles”. PlayStation com Xbox, tipo sossego mundial entre Sony e Microsoft. Mas aí veio a EA, olhou pra todo mundo e disse:

“Calma, galera. Não é muito isso, não.”

Pronto, virou caos.

Crossplay, mas só até a esquina

Segundo a EA, o que realmente rola é o seguinte:

No PC: crossplay sempre ligado. Não tem botão de “desliga”. Quer jogar sozinho? Fortuna, meu placa, porque você vai trombar tanto com gente de console quanto com gente de PC.

Nos consoles: se o crossplay estiver ativado, você vai desabar em lobbies priorizando quem joga em console, mas pode encontrar PC players dependendo do grupo de matchmaking.

Crossplay desligado: PlayStation joga só com PlayStation, Xbox só com Xbox. Zero de misturar amiguinho da outra plataforma. Quer jogar com brother do Xbox? Vai ter que vincular o crossplay de novo.

Ou seja: não existe esse papo de “modo crossplay só de consoles”. Foi uma confusão formosa, do jeito que só a EA sabe entregar.

O manual do matchmaking da EA

Pra entender Battlefield 6 hoje você precisa quase de uma planilha do Excel:

Quer PC? Crossplay sempre on.

Quer console com sossego e paixão? Liga o crossplay, mas aceita a bagunça.

Quer jogar só? Desliga e fica recluso na sua bolha.

É quase um “modo curso” só pra desenredar porquê funciona o matchmaking. Sério, daqui a pouco vão lançar um Battlefield 6: Guia Definitivo do Crossplay, vendido por R$ 49,90 porquê DLC.

Os mapas testados: pelo menos isso funciona

Enquanto a treta rolava, a galera já conseguiu testar uns mapas — Vale Mirak e Operação Tempestade de Lume. E, pelo menos nisso, a EA não vacilou: mapas enormes, caos de explosão, helicóptero caindo e tanque atropelando jogador distraído. Battlefield raiz, do jeitinho que a gente gosta: confusão do dedo com cheiro de pólvora pixelada.

Lançamento e expectativas

Battlefield 6 chega em 10 de outubro pra PC, PS5 e Xbox Series. E vamos ser sinceros: o que a galera quer mesmo é tiro, explosão e aquele clássico momento “quem jogou granada na escada?”. Mas a EA decidiu encetar o hype com… debate sobre porquê funciona o botão de crossplay.

É tipo você invocar alguém pro churrasco e gastar meia hora explicando porquê funciona o controle remoto da TV.

Moral da história

Crossplay é pra unir as plataformas, mas do jeito que a EA explicou, parece mais um divórcio litigioso. PlayStation pra um lado, Xbox pro outro, e o PC lá no meio rindo com 120 FPS e mouse na mão.

No termo das contas, Battlefield 6 ainda pode ser aquele jogaço que revive a glória da série. Mas, até lá, vamos continuar rindo das trapalhadas da EA e dos devs que não conseguem combinar nem porquê funciona o matchmaking.

Se você joga no PC, relaxa: crossplay tá sempre on, FPS cima e mouse dando projéctil na cabeça. Se joga no console… bom, aí a EA vai te botar numa romance mexicana chamada “Liga ou desliga o crossplay?”.

E eu repito: é no PC Master Race que Battlefield 6 vai fulgir de verdade. Porque se for pra tomar headshot, que seja em 144Hz com ray tracing ligado.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...