Black Ops 6 no Game Pass fez Microsoft perder muito dinheiro

Black Ops 6 no Game Pass fez Microsoft perder muito dinheiro

2 minutos 05/10/2025

Uma nova apuração da Bloomberg, baseada em entrevistas com ex-funcionários da Microsoft, revelou que a empresa teria calculado que deixou de lucrar muro de US$ 300 milhões em vendas de Call of Duty: Black Ops 6 com a inclusão do jogo no Xbox Game Pass. A estimativa interna reforça o debate sobre a sustentabilidade do protótipo de assinatura que a Microsoft tem usado uma vez que pilar de sua estratégia no setor de jogos.

De conciliação com o documento, esse número não foi feito para divulgação pública, mas teria sido o resultado de projeções internas detalhadas, o que sugere que a empresa levou em conta cenários realistas sobre o impacto nas vendas diretas. O oferecido contrasta com o desempenho do jogo fora do ecossistema Xbox: 82% das cópias vendidas de Black Ops 6 foram no PS5, mesmo sendo o primeiro título da franquia sob o comando da Microsoft posteriormente a compra da Activision.

Embora o título tenha quebrado recordes de vendas e também registrado um aumento histórico no número de novas assinaturas do Game Pass no dia do lançamento, analistas e ex-executivos da própria empresa têm expressado dúvidas sobre o estabilidade econômico da plataforma em casos uma vez que o de Black Ops 6.

O ex-vice-presidente da Xbox, por exemplo, já afirmou que o Game Pass cria “tensões internas estranhas”, pois a popularidade de um jogo dentro do serviço pode prejudicar suas vendas no varejo.

Xbox compensou a perda de Black Ops 6?

Cálculos feitos pelo site Kotaku indicam que, para ressarcir todos os US$ 300 milhões de receita perdida, o Game Pass teria precisado de 15 milhões de novos assinantes no projecto Ultimate por um mês, ou muro de 1,25 milhão de novos usuários anuais — alguma coisa que o serviço, com 34 milhões de assinantes em 2024, aparentemente não alcançou.

Mesmo com esses desafios, a Microsoft segue defendendo o protótipo, que recentemente passou por um reajuste de preços, segundo a empresa, “para oferecer mais flexibilidade, escolha e valor”. O relatório, no entanto, reforça a crescente incerteza dentro e fora da companhia: o Game Pass realmente é o horizonte dos jogos, ou um luxo dispendioso para a Xbox manter?

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...