Bobby Kotick culpa Battlefield por queda histórica de Call of Duty…

Bobby Kotick culpa Battlefield por queda histórica de Call of Duty…

3 minutos 15/01/2026

Battlefield entra no meio da discussão

Call of Duty atravessou um de seus momentos mais delicados em 2025, mas a explicação apresentada para esse desempenho inferior do esperado está longe de gerar consenso. Em meio a um processo judicial nos Estados Unidos, Bobby Kotick trouxe à tona dados que trouxe um novo debate sobre a franquia.

Segundo documentos apresentados à Justiça e revelados por Stephen Totilo, do site Game File, o ex-CEO da Activision Blizzard afirmou que a série teve uma queda de aproximadamente 60% nas vendas em verificação com o ano anterior. Para Kotick, o principal motivo estaria fora da própria empresa.

De convenção com Kotick, o desempenho fraco de Call of Duty seria consequência direta do aumento da concorrência no gênero de tiro em primeira pessoa. Ele cita Battlefield uma vez que um dos responsáveis por pressionar o domínio da franquia no mercado.

Na visão do ex-executivo, esse cenário enfraquece o argumento usado anteriormente pela FTC, que defendia a existência de pouca concorrência no segmento de FPS durante as discussões sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft.

“Hoje, considerando que as vendas de consoles estão em seu nível mais ordinário de todos os tempos e que as vendas de Call of Duty caíram mais de 60% em relação ao ano anterior, o Requerente deveria expressar extrema gratidão pela visão demonstrada pela liderança da Activision ao concretizar esta transação.”

Comunidade reage e aponta outros culpados

A justificativa, no entanto, não foi muito recebida pelos jogadores. Nas redes sociais, segmento da comunidade responsabilizou diretamente a própria Activision Blizzard pela perda de relevância da franquia ao longo dos últimos anos.

Entre as críticas mais recorrentes estão decisões criativas consideradas controversas. Skins extravagantes, colaborações vistas uma vez que fora de tom e o encolhimento de uma identidade mais séria e militar foram apontados uma vez que fatores que teriam retirado segmento do público tradicional da série.

Declarações surgem em meio a processo judicial

Activision

As falas de Kotick aparecem dentro do contexto de um processo movido pelo fundo de pensão sueco Sjunde AP-Fonden (AP7), que questiona a obtenção da Activision Blizzard pela Microsoft, concluída por murado de US$ 69 bilhões.

A ação acusa Kotick de ter apressurado a venda da empresa para minimizar os impactos das denúncias de má conduta sexual que vieram à tona em 2021. Em resposta apresentada à Justiça, o ex-CEO nega a arguição e afirma que a crise de imagem da companhia também acabou influenciada por fatores externos.

No mesmo processo, Kotick tentou transferir segmento da responsabilidade pela situação para a cobertura negativa envolvendo a Embracer Group. Segundo ele, o conglomerado sueco teria interesse indireto na ação. Ou seja, o teria o objetivo de prejudicar a capacidade da Activision de contratar talentos e expandir sua presença no mercado da Califórnia.

A Embracer negou qualquer envolvimento. Em transmitido, a empresa afirmou que não precisa da ajuda de um fundo de pensão sueco para competir com a Activision.

Por termo, comente o que você achou da situação envolvendo a franquia. Ou por outra, compartilhe com os amigos e não deixe de seguir nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.

Nascente: Game File

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...