Início » Borderlands 4 – Análise – Review – Vale a Pena
Borderlands 4 é o mais novo jogo da franquia lendária que nasceu no PS3 e Xbox 360. Prometendo uma ação cooperativa frenética e um planta simples pleno de atividades para fazer, Borderlands 4 chega com altas expectativas entre os fãs, mas será que realmente vale a pena? É o que vamos deslindar na estudo de hoje.
O jogo se passa no planeta de Kairos, onde um ditador milenar sabido uma vez que “Senhor do Tempo” controla toda a população através de chips implantados em seus corpos, onde ele pode assumir livremente o controle das pessoas e fazer elas se dobrarem completamente a ele.
4 Caça-arcas chegam no planeta em procura da Boceta que está escondida nele, mas logo são pegos pelo Senhor do Tempo, escapam do controle dele e se juntam a resistência planetária, que visa destruir o Senhor do Tempo e ultimar com seu reinado de tirania.
A história de Borderlands 4 é simples, mas surpreendentemente envolvente. Não é zero muito contraditório ao ponto de te fazer jogar por ela, mas cumpre o seu papel de te deixar minimamente interessado em saber quais serão os próximos acontecimentos enquanto sai por aí matando e destruindo tudo pela frente, assim uma vez que um bom jogo de Borderlands tem que ser.
A perdão de Borderlands está em se juntar com os amigos e transpor fazendo todo tipo de missão maluca e enxurro de adrenalina num gameplay frenético, e Borderlands 4 apesar de não reinventar a franquia, faz o núcleo medial de gameplay funcionar com maestria.
Os 4 caça-arcas disponíveis no lançamento são muito distintos e a gameplay muda consideravelmente de um para o outro: temos a Harlowe que é focada em utilitários uma vez que granadas e controle de terreno, Amon em combate corpo a corpo e ser o tank da equipe, Rafa que é prestímano com apetrechos que o permitem varar inimigos rapidamente, e por término a Vex, uma Siren capaz de invocar espectros para ajuda-la em guerra.
A sinergia entre os personagens é muito boa e juntar 4 amigos para matar hordas de psychos, lootear e destruir tudo é muito recreativo, principalmente por conta da sensação ótima de gunplay que o jogo tem. Borderlands 3 e o Prequel tinham a sensação de estar faltando um pouco na gunplay, eram muito duros em certos momentos e não traziam tanta diversão uma vez que poderiam trazer.
Borderlands 4 acerta em pleno no loop de gameplay e na sensação de atirar com as diversas armas diferentes, cada uma delas tem um peso e um jeito dissemelhante de atirar nas coisas, o que faz desse o melhor Borderlands nesse quesito desde o saudoso Borderlands 2 do Xbox 360 e PS3.
Outra coisa que contribui fortemente para o bom loop de gameplay é a velocidade universal do jogo, todos os caça-arcas são equipados com um gancho para fazer a travessia vertical permanecer mais rápida, um paraglider para se locomover rapidamente por aí e um veículo que pode ser summonado a praticamente qualquer hora em qualquer lugar. Juntar isso a uma boa gunplay contribui fortemente para não enjoar do jogo rapidamente e passar horas e horas se divertindo com os amigos.
As únicas coisas q ficam inferior do esperado para um jogo do nível de borderlands no quesito combate é a IA dos inimigos que é extremamente burra e irritante, com inimigos dando voltas aleatórias, se matando do zero em buracos e etc.
O jogo também se beneficiaria de uma variedade um pouco maior de inimigos espalhados pelo planta, não chega a ser um pouco extremamente maléfico, mas fica um pouco fadigoso porque logo você já conhece praticamente todos os inimigos de uma região e eles ficam muito repetitivos com o passar do tempo.
Fora os 2 pontos citados agora que se destacam mais de forma negativa, o jogo não comete nenhum outro grande perversão digno de nota no quesito gameplay e exploração, o mundo simples tem várias atividades secundárias, a missão principal do jogo é muito feita e é recreativo se locomover por aí com os amigos.
Agora precisamos falar do principal problema que o jogo tem, que é a secção técnica, não tem outras palavras para definir o desempenho e performance do jogo, que é um completo sinistro.
A estudo foi feita no PC e testamos em diversos hardwares diferentes, o mais poderoso foi um PC equipado com uma 3080, uma placa de vídeo poderosa e que mesmo assim teve dificuldades para rodar o jogo no médio, ficando a 80/90% de uso.
O mínimo recomendado que se encontra na página da steam é uma RTX 2070 ou uma RX 5700 XT, um pouco completamente descabido para a proposta gráfica que o jogo tem. Borderlands 4 é um jogo bonito artisticamente falando, mas ele não deveria exigir tanto assim da GPU.
Outro computador testado foi com uma RX 6600 XT, uma equivalente da 5700 XT pedida e mesmo ela não conseguiu manter 60 FPS estáveis com tudo no reles. O processador deste computador era um simples Ryzen 5 3600 e ele não teve muitos problemas ficando em 50% de uso, enquanto a GPU batia 99% o tempo inteiro e engasgando o jogo, muitas vezes descendo para reles dos 30fps do zero e ficando por lá até reiniciar o jogo completamente.
Precisei sovar muita cabeça para fazer o jogo rodar de forma tolerável, com as configurações dimensionadas pro médio a 40FPS ele até que rodou muito e não estava tão mal-parecido, mas precisei penetrar mão completamente da ramaria, que sozinha consome muro de 30% da GPU, um culpado simples dos problemas que eu vinha tendo para manter a segurança.
Aliás, o jogo não é muito dimensionado para gráficos médios e baixos, que honestamente deixam ele muito mal-parecido, ao ponto do borderlands 2, jogo de PS3, parecer mais bonito de forma universal. E mesmo deixando o jogo completamente mal-parecido e abrindo mão de tudo, ele ainda não consegue rodar em hardwares considerados populares.
Por pura curiosidade, colocamos o jogo em uma RTX 2060, uma placa de vídeo um pouco abaixa do mínimo recomendado, e isso fez que ele não rodasse nem a 30 FPS estáveis, não importa qual configurações fosse usada.
A secção técnica está tão terrível que mesmo que você consiga rodar ele a 30FPS no reles, o jogo fica tão mal-parecido que compromete diretamente a experiência dele. Não quer expressar que não da para jogar, mas comparado com o jogo rodando no preset Cumeeira na 3080 por exemplo, parece que é outro Borderlands completamente dissemelhante.
Borderlands 4 é o jogo da franquia com a melhor gunplay desde o 2, se você tiver amigos para se juntar na exploração de Kairos é diversão garantida por muitas e muitas horas, isso se seus amigos ou você tiver um PC potente para conseguir rodar ele de forma tolerável.
Todas as qualidades de Borderlands 4 acabam sendo ofuscadas pelo sinistro técnico que ele é no PC, mesmo que você tenha gastado um valor supra do normal em sua poderosa maquina, ela ainda vai chorar sangue para te fazer se divertir com o jogo. Minha honesta recomendação caso você tenha um PC intermediário é esperar alguns patchs de desempenho para conseguir aproveitar a joia que está escondida detrás do sinistro técnico chamado Unreal Engine 5.
Apesar disso, caso você consiga rodar ele muito na sua máquina, a diversão está garantida e é uma recomendação obrigatória. Não tivemos entrada a versão de consoles do jogo para saber se os mesmos problemas persistem lá, mas caso posteriormente o lançamento as notícias mostrem que ele está melhor por lá, é definitivamente uma compra que vai te divertir muito no lançamento.
Estudo feita com chaves para Steam no PC cedidas pela Publisher.
Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection — um trailer que fez meu coração rugir! Ai, gente… Capcom fez de novo! E dessa vez foi na Tokyo Game Show 2025, trazendo um golpe estendido do trailer ...
Confira a seguir os vários lançamentos da PlayStation Store (PS Store) entre os dias 14 e 20 de setembro de 2025. LEGO Voyagers (PS4, PS5) – 15 de setembro Dos criadores de LEGO Builder’s Journey ...
Trevor largou o controle: Steven Ogg não sente zero por GTA 6! Senhoras e senhores, fãs de GTA, preparem o coração: Steven Ogg, o varão, o mito, a mito que deu vida ao psicopata predilecto de Los ...