Dune: Awakening ganha atualização grátis e DLC pago

Dune: Awakening ganha atualização grátis e DLC pago

3 minutos 10/09/2025

Funcom lança Lost Harvest, mas o que eu queria mesmo era sentir cheiro de poeira de disquete e ouvir trilha MIDI no Sound Blaster.

Arrakis nunca muda (mas sempre ofídio)

A Funcom soltou hoje a primeira atualização parruda de Dune: Awakening junto com a expansão Lost Harvest. E olha, vou ser sincero: quando leio “atualização gratuita”, já até me ajeito na cadeira. Mas quando a frase seguinte é “expansão de 54 reais”, eu lembro que nem os Fremen vivem só de especiaria — todo mundo tem boleto, inclusive a Funcom.

Enquanto isso, lá no meu coração nostálgico, ainda tá rodando Dune II em DOS, onde atualização era “instalar o patch no disquete perceptível senão você perdia o save”.

O que vem de perdão

Na filete, a atualização continua a história do Capítulo 2, agora com assassinatos pra investigar (CSI Arrakis?), personalização extra (cabelinho novo, tatuagem marota, aquele estilo Mad Max de salão) e contratos que devem ser mais burocráticos que sindicato de harvester.

O ponto cocuruto? Encontros dinâmicos nos desertos. Traduzindo: você vai tomar susto com verme gigante brotando do zero, do jeitinho que o Frank Herbert gostaria.

O que vem pago (porque até spice tem imposto)

A tal da expansão Lost Harvest é onde o caixa da Funcom canta:

História separada (finalmente um spin-off solene do “o que acontece quando você perde um harvester”).

Construções Dune Man, sets de armadura e armas — basicamente cosmético, porque não adianta zero ser estiloso quando o Shai-Hulud mastiga sua nave.

Um novo veículo: Treadwheel, a selecção esquisita à sandbike. Tem animação novidade, mas desempenho igual. É tipo trocar Fusca por Chevette: dissemelhante, mas o mesmo perrengue.

Preço? R$ 54,00. E se quiser o Passe de Temporada (com mais dois DLCs secretos), prepara R$ 99,00.

Final de semana gratuito — mas só até segunda

De 11 a 15 de setembro, dá pra jogar Dune: Awakening de perdão. Um “free trial” que na verdade é o equivalente gamer ao “experimente gratuito o primeiro mês do streaming e depois esqueça de cancelar”. A boa notícia: o progresso continua se comprar o jogo. A má: você vai se apegar e findar largando 20% a menos do que devia até o dia 22.

E aí, meu placa, bem-vindo ao ciclo eterno do capitalismo gamer — onde até o deserto tem microtransação embutida.

E o horizonte?

Pra quem curte survival em mundo sincero, Dune: Awakening tá entregando. Pra quem viveu os bons tempos do PC nos anos 90, sempre vai rolar aquela conferência:

  • Antes, o inimigo era gerenciado com cliques e pixel art linda.

  • Hoje, o inimigo é sua paciência com patch de 50 GB e DLC separado.

E olha, eu gostei da versão PC do jogo atual — não vou negar. Mas confesso que a cada vez que ouço “Lost Harvest”, minha mente viaja pro Dune II, clicando freneticamente no harvester porque o verme tava chegando e não tinha checkpoint pra salvar minha pele.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...