A PlayStation lançou um novo vídeo com Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS5 e PS5 Pro, e Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente universal de computação e gráficos da AMD, discutindo a colaboração entre a Sony Interactive Entertainment e a AMD focada em tecnologia baseada em aprendizagem de máquina para gráficos e jogabilidade.
No vídeo, Cerny e Huynh compartilham três avanços tecnológicos em jogos que trarão benefícios para toda a indústria de jogos no horizonte, incluindo (via Gematsu):
- Aprendizagem de Máquina e Renderização Neural – A AMD e a Sony Interactive Entertainment estão desenvolvendo em conjunto uma novidade tecnologia de aprendizagem de máquina para FidelityFX Super Resolution (FSR) e PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) para melhorar a qualidade e o desempenho da imagem. Juntas, as empresas criaram Matrizes Neurais, que permitem que unidades de computação de GPU processem porções maiores da tela de uma só vez, permitindo uma renderização mais rápida e eficiente com melhor FSR, melhor regeneração de raios e novos recursos baseados em aprendizagem de máquina.
- Ray Tracing – As empresas introduziram os Radiance Cores, hardware devotado que lida com ray tracing e path tracing em tempo real. Isso libera a CPU para trabalhos de geometria e simulação, enquanto permite que a GPU se concentre em sombreamento e iluminação, resultando em uma renderização mais limpa, rápida e eficiente.
- Compressão Universal – Um novo sistema de Compressão Universal comprime todos os dados da GPU, não unicamente as texturas, reduzindo drasticamente o uso de largura de margem e permitindo mais detalhes, taxas de quadros mais altas e maior eficiência com menor consumo de vontade.
- Olhando para o Porvir – Embora essas tecnologias atualmente existam unicamente em simulação, elas estão planejadas para inclusão em “um horizonte console em alguns anos”.





