Pragmata mostra trailer com combate e novas áreas | GameHall

Pragmata mostra trailer com combate e novas áreas | GameHall

4 minutos 24/09/2025

Venustidade, segura essa que agora é RumbleTech tiozão raiz anos 80 e 90, o rostro que jogava Atari com cigarro no quina da boca, gastava ficha no fliperama, soprou fita de NES até o pulmão pedir arrego, e ainda chamava Final Fantasy de “jogo de bonequinho chorão”. E o papo da vez é Pragmata, essa maluquice sci-fi da Capcom que parece ter sido feita depois que alguém assistiu Akira, Matrix e Interstellar na mesma madrugada cheirando salgadinho Fandangos.

Pragmata: o trailer que faz a gente pensar se a Capcom tá de volta ou só trollando universal

Logo, meus amigos, a Capcom resolveu soltar mais um trailer de Pragmata na TGS 2025. E olha… se tem uma coisa que a Capcom sabe fazer é dar hype em jogo que ninguém entendeu recta, mas todo mundo já quer comprar. Parece até propaganda de videocassete da Sharp em 1994: você não sabe uma vez que funciona, mas promessa que precisa ter.

No trailer, tivemos a apresentação de novas localidades (chamadas de “Abrigo”, olha que nome criativo, só que não), novas armas, uns negócios chamados Nodos de Hackeamento, e simples, aquele combate pleno de luz piscando que faria qualquer possessor de Super Nintendo na locadora falar: “Isso aí não roda nem com 2 chips FX”.

Hugh, Diana e a rostro de cosplay de Metal Gear que deu falso

Primeiro: temos o Hugh, o protagonista que parece uma mistura de astronauta da NASA com entregador da FedEx, e a Diana, que tá ali pra ser a hacker mágica e resolver puzzle de computador apertando um botão só. Porque né, na Capcom é assim: sempre tem um rostro que dá tiro e outro que faz mágica tecnológica que ninguém entende.

Os caras agora têm entrada ao Abrigo, um lugar onde você pode imprimir armas. Sim, imprimir. Adeus arrecadação de munição, adeus lojinha do mercador do Resident Evil 4 gritando “What are you buyin’?”. Agora o negócio é estilo impressora HP: coloca cartucho e sai uma bazuca fresquinha. Só falta dar erro de papel atolado no meio do boss fight.

Novos brinquedinhos: Trouxa Perfurante, Gerador de Distrações e o famoso Multihack

Capcom mostrou duas armas novas: a Trouxa Perfurante, que já soa uma vez que nome de golpe proibido no UFC, e o Gerador de Distrações, que provavelmente funciona igual àquela bolinha que a gente jogava no Metal Gear Solid pra enganar guarda palerma.

Mas o que brilhou mesmo foi o tal do Multihack. Esse troço permite que a Diana abra a armadura de vários inimigos de uma vez. É tipo o “chutão” do botão turbo do controle de Nintendinho: apela, mas é gostoso de usar. Evidente que a Capcom já avisou: “use com moderação”. Ah tá. Vou usar com moderação igual eu usava continues infinitos no Contra.

Checkpoints na Lua e o trem mais aleatório desde Final Fantasy VIII

E quando você pensa que acabou, vem a cereja do bolo: Hugh e Diana explorando a estação lunar. Mas não é qualquer exploração, não: você pega o trem lunar que leva até as famosas Escotilhas de Fuga, que funcionam uma vez que checkpoint. Ou seja, Pragmata reinventou o savepoint, mas agora com rostro de rodoviária espacial.

Isso é tão anos 90 que chega a ser bonito. Parece até aqueles RPGs que inventavam sistema novo só pra você demorar mais pra salvar, tipo “opa, não é qualquer banquinho que salva, só esse cá que brilha em neon roxo”.

Combate: quando Matrix encontra Mega Man X

O combate mostrado no trailer é puro caos sci-fi: armas piscando, inimigos com rostro de liquidificador possuído e Hugh tentando parecer cool enquanto colheita mais que boneco do Tekken na mão de moleque viciado.

A Capcom promete que o sigilo vai ser combinar armas e Nodos de Hackeamento. Ah, sim, simples. Igualzinho no Mega Man X: você morria 30 vezes até deslindar qual arma funcionava em qual encarregado. A diferença é que agora você vai morrer 30 vezes porque esqueceu de carregar a Trouxa Perfurante e só tinha o Gerador de Distrações que não distraiu ninguém.

2026: Capcom jogando na rostro do porvir

Pragmata sai em 2026 pro PC, PlayStation 5 e Xbox Series. E já vou mandar a real: se você jogar esse jogo em console, tá falso. Esse tipo de jogo é pra ser jogado no PC, em 144Hz, com a ventoinha da placa de vídeo gritando mais cimalha que turbina de avião. Console é bom pra jogar FIFA com os primos bêbados no churrasco, não pra salvar a Lua dos bots descontrolados.

E pra quem reclama que o jogo foi prorrogado milénio vezes: meu irmão, se você sobreviveu ao hype de Duke Nukem Forever, espera sentado, porque pelo menos Pragmata não parece que vai virar piada de bar.

O tiozão conclui: hype ou cilada, Bino?

No termo das contas, Pragmata é aquele jogo que a gente quer jogar nem que seja só pra falar mal depois. Tem vibe de clássico cult, tipo aqueles filmes que a gente alugava na locadora só porque a toga tinha explosão e rostro de herói genérico.

Se a Capcom atingir, pode ser o novo queridinho sci-fi da galera. Se errar… bom, vai virar companhia pro Anthem no cemitério de promessas gamers.

De qualquer jeito, 2026 já tá no calendário do tiozão cá. E eu só digo uma coisa: se esse jogo tiver código Konami escondido, aí sim vou respeitar.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...