Temporada 0 de The Elder Scrolls Online será lançada em abril; detalhes

Temporada 0 de The Elder Scrolls Online será lançada em abril; detalhes

3 minutos 07/01/2026

Posteriormente mais de uma dezena adotando um protótipo fundamentado em expansões pagas no formato de capítulos, The Elder Scrolls Online passará por uma grande reorganização em 2026, migrando de forma definitiva para um sistema focado em temporadas.

Para saber melhor as novidades que começarão a ser introduzidas a partir da Temporada 0, prevista para ser lançada em 2 de abril, o PSX Brasil participou de uma apresentação online com dois dos principais responsáveis do time de desenvolvimento do MMORPG: o diretor Nick Giacomini e a produtora executiva Susan Kath.

Durante murado de uma hora de apresentação, os desenvolvedores detalharam diversas melhorias planejadas para o jogo ao longo deste ano. Segundo eles, a decisão de reformular o formato das atualizações se baseia em dois pilares principais: transparência e experimentação.

Embora o protótipo de capítulos tenha permitido a geração de boas histórias, a equipe reconhece que ele limitava a capacidade de reagir rapidamente ao feedback da comunidade durante o ciclo de grandes atualizações. A transição para o formato sazonal, de concordância com Nick, permitirá que os desenvolvedores acompanhem mais de perto as opiniões dos jogadores e implementem ajustes e correções com maior facilidade.

Outro ponto importante dessa mudança é que segmento do teor que antes estava disponível exclusivamente por meio de DLCs pagos será gradualmente incorporada ao jogo base de forma gratuita. Isso deve facilitar a ingresso de novos jogadores e tornar mais simples a participação em atividades em grupo com amigos.

Conforme explicado pela equipe da ZeniMax Online Studios, ainda existirão conteúdos exclusivos para quem comprar os passes de temporada, chamados de Tamriel Tomes. No entanto, todas as atualizações relacionadas a missões, classes, história e outros elementos centrais do jogo passarão a ser oferecidas gratuitamente.

The Elder Scrolls Online

A novidade estrutura de atualizações também traz a vantagem do lançamento simultâneo de conteúdos em todas as plataformas. Outrossim, essa mudança abre caminho para que a equipe comece a trabalhar na tão aguardada funcionalidade de crossplay. Embora ainda não haja uma data prevista para sua implementação, foi confirmado que o recurso deve chegar futuramente.

Porquê destacou Nick, um dos pontos centrais da adoção desse novo protótipo é a liberdade para assumir riscos, testar novas ideias e implementar recursos que acabaram sendo deixados de lado pelas limitações criativas impostas pelo macróbio formato de expansões por capítulos.

Entre os principais destaques da Temporada 0 está o Night Market, uma novidade zona voltada para eventos em grupo. Também estão previstas melhorias visuais e de balanceamento para as classes Dragonknight e Werewolf, a introdução de um sistema de progressão em PVP, uma novidade dificuldade, além da inclusão de Orsinium, Thieves Guild, Dark Brotherhood e Imperial City no jogo base.

The Elder Scrolls Online

O roadmap de 2026 ainda inclui melhorias adicionais para outras classes, novos arcos de história, aprimoramentos na experiência do jogador, novos eventos e até a possibilidade de restaurar recompensas perdidas de temporadas anteriores.

A proposta é que ESO continue recebendo pequenas atualizações com ajustes e novidades ao longo do ano, enquanto atualizações maiores sejam lançadas a cada três meses.

The Elder Scrolls Online

Mais informações sobre o lançamento da Temporada 0, os valores do Tamriel Tomes e o roadmap completo de 2026 de The Elder Scrolls Online serão divulgadas futuramente.

The Elder Scrolls Online está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...