Tomonobu Itagaki, lenda dos games e criador de Ninja Gaiden e Dead…

Tomonobu Itagaki, lenda dos games e criador de Ninja Gaiden e Dead…

2 minutos 16/10/2025

Itagaki deixou uma mensagem final para os fãs

O mundo dos videogames se despede de uma de suas maiores lendas. Tomonobu Itagaki, pai das franquias Ninja Gaiden e Dead or Alive, faleceu aos 58 anos. O pregão foi feito por um ente querido do diretor nipónico por meio de uma mensagem póstuma publicada em suas redes sociais.

Não há informações sobre a desculpa da morte, muito uma vez que o sítio e a data em que Itagaki Tomonobu faleceu. Porém, Itagaki deixou uma mensagem com seu camarada James Mielke, onde expressou suas últimas palavras com emoção e orgulho por sua trajetória:

“A labareda da minha vida está prestes a se extinguir. O vestimenta de esta mensagem ter sido publicada significa que minha hora finalmente chegou. Não estou mais neste mundo. Tenho orgulho de ter lutado até o término e de ter seguido minhas convicções. Não me arrependo, mas lamento profundamente não ter podido entregar novos trabalhos aos meus fãs.”

O rabino por trás de Ninja Gaiden e Dead or Alive

Itagaki iniciou sua curso na Tecmo em 1992 uma vez que programador gráfico, trabalhando inicialmente em Tecmo Super Bowl. No entanto, seu talento logo o levou a liderar o desenvolvimento de Dead or Alive, lançado para arcades com o mesmo hardware de Virtua Fighter, e que se tornaria uma das séries de luta mais populares do mundo.

Em 2001, ele assumiu a liderança da Team Ninja e revolucionou os jogos de ação com Ninja Gaiden no Xbox original. Divulgado por sua dificuldade e combate refinado, o título consolidou o nome de Itagaki entre os grandes criadores da indústria. Ele também dirigiu Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball e participou de Inevitável Frame 2: Crimson Butterfly.

Um legado de paixão

Posteriormente deixar a Tecmo em 2008, Itagaki fundou a Valhalla Game Studios e, mais tarde, a Itagaki Games, com o objetivo de desenvolver novas IPs para PC e consoles. Seu último trabalho creditado foi uma vez que Mentor Supremo em Samurai Jack: Battle Through Time (2020). Aliás, o diretor também foi responsável por Devil’s Third, lançado em 2015. O projeto mais recente de Itagaki não chegou a ver a luz do dia.

Além de um legado técnico e artístico, Itagaki será lembrado por sua personalidade e por sua dedicação em fabricar experiências desafiadoras e intensas. Ele deixa esposa e filha, a quem dedicou secção de sua inspiração para o desenvolvimento de Ninja Gaiden: Dragon Sword.

O Combo Infinito lamenta profundamente a morte de Tomonobu Itagaki e expressa as mais sinceras pêsames aos amigos e familiares.

Nascente: Facebook

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...