Xbox tem mais variedade de jogos jogados por mês do que PlayStation e Steam

Xbox tem mais variedade de jogos jogados por mês do que PlayStation e Steam

2 minutos 24/09/2025

O comportamento dos jogadores em diferentes plataformas sempre gera comparações interessantes. Enquanto uns preferem se destinar por horas a fio em um único título, outros gostam de testar novidades sempre. Um recente levantamento da Ampere Analysis mostrou um contraste marcante entre Xbox, PlayStation e Steam, revelando porquê cada comunidade consome jogos de maneiras distintas.

Xbox lidera na variedade de jogos

De concordância com os dados de agosto de 2025, usuários de Xbox jogaram em média 5,7 títulos diferentes por mês. Esse número coloca a plataforma avante do Steam, com 4,7 jogos mensais, e do PlayStation, que registrou somente 3,7. Essa diferença mostra o impacto direto do Game Pass, serviço que oferece mais de 500 jogos disponíveis para console, incentivando os jogadores a testarem novos títulos com frequência.

Apesar de o catálogo do PlayStation Plus Premium ser maior, com quase milénio títulos, a adesão e a rotação entre os jogos não acompanham o mesmo ritmo. O valor percebido do Game Pass e sua integração com os consoles Xbox têm sido decisivos para manter essa média superior. Desde o início do monitoramento da Ampere, em 2022, jogadores de PlayStation têm jogado em média dois títulos a menos por mês em relação aos de Xbox.

PlayStation e Steam se destacam no tempo de jogo

Por outro lado, quando o objecto é dedicação, o cenário muda. Usuários do PlayStation jogaram em média 12,7 horas no mês de agosto de 2025, seguidos pelos jogadores do Steam com 11,9 horas. Já os jogadores de Xbox registraram somente 7,7 horas, muito inferior dos concorrentes. Isso mostra que, embora experimentem mais jogos, os usuários de Xbox tendem a passar menos tempo em cada título.

O tempo gasto em jogos no Xbox é bastante volátil e depende muito do calendário de lançamentos. Em novembro de 2024, por exemplo, com a chegada de Call of Duty Black Ops 6, a média de horas subiu para 10,4, um propagação de mais de 20% em relação ao mês anterior. Aliás, muro de 42% do tempo de jogo dos usuários de Xbox em agosto foi devotado a títulos do Game Pass, número que pode ultrapassar 50% durante a temporada de Call of Duty.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...