Yooka-Replaylee Review: A versão definitiva de um excelente…

Yooka-Replaylee Review: A versão definitiva de um excelente…

5 minutos 10/10/2025

Lançado originalmente em 2017 para PS4, Xbox One e PC, Yooka-Laylee foi rotulado por muitos uma vez que sucessor místico de Banjo-Kazooie. E esse título não foi oferecido à toa, pois o estúdio por trás de Yooka-Laylee, a Playtonic Games, é formado por ex-membros da Rare.

Depois de 8 anos de sua estreia, a Playtonic Games decidiu relançar o título através de uma remasterização que trouxe melhorias visuais e técnicas, uma vez que também melhorias na jogabilidade, alguma coisa bastante criticado em seu lançamento original.

Com o novo lançamento previsto para o dia 8 de outubro de 2025 nas plataformas PS5, Xbox Series, PC e Switch 2, Yooka-Replaylee vem sendo chamado pelo estúdio de “versão definitiva”. Mas será que levante novo remaster é, de traje, necessário e importante para a atual geração?

Confira mais um review do Combo Infinito e descubra se Yooka-Replaylee é tudo isso mesmo!

A história não é o seu possante

Porquê quem jogou o título original em 2017 sabe, Yooka-Laylee não possui uma história cativante. Seu vilão e até mesmo Yooka (o camaleão) não possuem carisma, com exceção de Laylee (o morcego), que esbanja bom humor com seus diálogos descontraídos.

A história do game se passa em um mundo imaginoso, quando um empresário chamado Capital B está em uma jornada para roubar todos os livros do mundo e transformá-los em numerário vivo. Mas o livro mais poderoso do universo se encontra no lar da dupla de aventureiros, Yooka e Laylee.

A dupla acaba vendo seu valioso livro ser roubado, o que os leva a uma façanha por diversos mundos repletos de personagens cativantes, com diálogos e designs marcantes. O roteiro desses NPCs tem uma ótima escrita, com referências e piadas que arrancarão um sorriso do seu rosto. Infelizmente, o elenco principal não tem o charme e o carisma dos NPCs.

O grande destaque de Yooka-Laylee está na jornada e não no que é relatado através de seu elenco de personagens. Embora com um “tapa visual” em texturas e no design dos mesmos, a história não é a grande atração. No entanto, a remasterização também trouxe um desvelo em dar mais profundidade aos diálogos dentro do jogo. Agora há uma caixa de diálogo onde vemos os personagens soltando suas falas.

Explorando de forma mais detalhada e limpa

É cá que a magia acontece. Yooka-Laylee se mostrou um grande jogo de plataforma 3D em seu lançamento, oferecendo uma gama de locais para se explorar na procura por colecionáveis enquanto o jogador conhecia novos personagens. Com seus cenários criativos e muito muito preenchidos, havia bastante coisa para fazer, e você também encontrará isso neste remaster.

Aliás, a presença de batalhas contra chefes e desafios, uma vez que uma corrida contra nuvens, uma missão secundária com Shovel Knight (personagem de um jogo indie de grande sucesso) e um minigame envolvendo um personagem que faz menção a Kratos, da franquia God of War, são segmento do entretenimento presente em Yooka.

A remasterização eleva essa experiência com cenários e personagens mais detalhados, mas também adiciona melhorias de qualidade de vida que agregam à experiência. Entre elas, estão um novo mapa-múndi para guiar-se pelos cenários (alguma coisa que no jogo original ficava disponível de forma gradativa), uma novidade moeda, mais opções de personalização e o retorno da trilha sonora original feita pelos compositores de Banjo-Kazooie e Donkey Kong Country, Grant Kirkhope e David Wise, respectivamente.

De tudo o que está presente e melhorado nesta remasterização, a melhoria na jogabilidade é a resposta às críticas que o jogo recebeu em seu lançamento original. Agora, a jogabilidade está mais ligeiro, fluida e responsiva, com uma câmera mais orgânica, o que facilita a movimentação durante o combate e os momentos de plataforma.

Um magnífico plataforma 3D em 2025

Yooka-Replaylee não é um Super Mario Odyssey, um Super Mario Galaxy ou um Donkey Kong Bananza, mas cumpre muito seu papel uma vez que um jogo de plataforma 3D decente. Essa novidade versão corrige deslizes do pretérito e traz adições que maximizam a experiência criativa e robusta da série.

Se você gosta do gênero, vá sem pânico de ser feliz. O entretenimento à sua disposição lhe renderá muitas horas de diversão.

Portantanto, com a volta dos jogos de plataforma 3D, uma vez que o lançamento e o sucesso de Planeta Bot e Donkey Kong Bananza, Yooka-Replaylee é uma opção válida para todo amante do gênero. Minha única salvaguarda para o remaster está nas quedas de FPS. Oriente review aconteceu na versão de PS5 do jogo, e presenciei algumas quedas, o que é inadmissível por se tratar de uma remasterização que tem por intuito melhorar e levantar aspectos técnicos anteriormente limitados.

Mas enfim, Yooka-Replaylee é tudo isso mesmo?

Jogar novamente Yooka-Laylee em 2025 foi um frescor ao que já era muito bom em 2017. Embora o elenco principal careça de carisma, suas fases repletas de segredos e NPCs carismáticos compensam sua história zero cativante.

Por término, essa remasterização não entrega exclusivamente gráficos atualizados, uma vez que muitos exemplos. Seguindo o estilo dos remasters de Crash e Spyro (dadas as devidas proporções), Yooka-Replaylee não exclusivamente transforma o título na versão definitiva com suas adições e melhorias de qualidade de vida, mas também o coloca entre os grandes nomes dos jogos de plataforma 3D do momento.


Veredito:

Yooka-Replaylee é a versão definitiva que melhora os erros da versão original e que o elenco uma vez que um dos melhores plataformas 3D da atualidade.
João Antônio

von 10

2025-10-10T20:31:01-0300

Recebemos Yooka-Replaylee gratuitamente para review e agradecemos à Playtonic Games pela crédito.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...