Ex-produtora de God of War alerta: indústria dos blockbusters “não…

Ex-produtora de God of War alerta: indústria dos blockbusters “não…

2 minutos 21/10/2025

Ex-produtora de God of War diz que a indústria precisa focar em diversão e originalidade

A produtora Meghan Morgan Juinio, que trabalhou em God of War, fez um alerta sobre o rumo da indústria dos jogos. Em entrevista à PC Gamer, ela afirmou que os grandes blockbusters já não são sustentáveis financeiramente e que os estúdios precisam repensar suas prioridades antes que o protótipo atual entre em colapso.

Segundo Juinio, o problema está no dispêndio astronômico de produção dos títulos AAA, que vêm resultando em milhares de demissões desde 2022:

“Os custos são enormes e muita gente está perdendo o serviço por justificação disso. Só na indústria ocidental, já foram mais de 45 milénio cortes”

O horizonte depende de projetos menores e mais criativos

Hollow Knight: Silksong

Para ela, as grandes editoras porquê EA, Ubisoft e Activision terão de lastrar os grandes lançamentos com produções menores, porquê jogos AA, single-A e até indies. Essa mudança, segundo Juinio, é principal para reduzir riscos e manter a sustentabilidade do setor:

“É hora de voltar às bases, apostar na diversão e na originalidade, e não unicamente em orçamentos gigantes e efeitos de tombar o queixo.”

A produtora lembra que o perfil do público também mudou: hoje, metade dos jogadores nos EUA tem mais de 35 anos e procura experiências diferentes. Assim, isso exige repensar o que torna um jogo realmente memorável.

“O mais importante é que os jogos sejam divertidos. Podem ter gráficos de ponta e trilha sonora épica, mas se não forem prazerosos de jogar, não vale o investimento.”

Exemplos que mostram o caminho

Clair Obscur: Expedition 33Clair Obscur: Expedition 33

Juinio cita casos recentes de sucesso porquê Clair Obscur: Expedition 33 e Peak, jogos de equipes pequenas que conquistaram o público sem depender de grandes orçamentos. Para ela, esses exemplos mostram que é verosímil ter impacto e relevância apostando em boas ideias e realização sólida.

“O horizonte dos games pode ser mais equilibrado, com grandes produções coexistindo com títulos menores e criativos. O que não pode é continuar sacrificando pessoas e recursos em procura de um espetáculo que nem sempre diverte”

Por termo, comente o que você achou sobre as declarações da ex-produtora de God of War. Outrossim, compartilhe com os amigos e não deixe de seguir nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.

Nascente: PC Gamer

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...