Voce se lembra: Perfect Dark (N64)

Voce se lembra: Perfect Dark (N64)

3 minutos 30/07/2025

O Nintendo 64 foi o console que popularizou jogos de tiro da melhor forma possível, com o grande clássico 007 GoldenEye, mas foi com Perfect Dark que as coisas começaram a atingir um novo patamar!

O game trazia tudo aquilo que fez com que GoldenEye fosse épico e foi melhorado! Agora, era possível contar com modo cooperative e counter-operative nas missões. A primeira, claro que são dois jogadores se ajudando para completar a missão. A segunda era um jogador sendo a protagonista e o outro sendo os inimigos de campo.

Além disso, era também possível entrar num modo chamado Simulador, onde você podia jogar com até quatro jogadores e ainda adicionar mais 8 NPCs para se enfrentarem nas fases enormes, inclusive algumas delas vieram diretamente de GoldenEye.

Perfect Dark, onde tudo começou

Falando um pouco da história, a heroína Joanna D’ark (sim, o mesmo nome da heroína francesa) trabalha para a agência de espiões conhecida por Instituto Carrington. O ano era 2023, e Dr. Caroll entra em contato com o instituto pedindo que alguém fosse resgatá-lo da base da DataDyne.

Porém, nem Joanna e nem seu chefe, Daniel Carrington sabiam o tamanho e a proporção que essa missão iria tomar, envolvendo o presidente dos Estados Unidos (que era um presidente negro e ninguém fazia ideia que o Obama iria se candidatar) e batalhas entre duas raças alienígenas, os Skeddars e os Aliens.

Um lembrete do passado

Quando era menor, meus aniversários sempre rolavam jogatina de GoldenEye. Mas, depois que Perfect Dark saiu em 2000, trocamos o jogo, pois o modo combate era muito mais frenético. Além de ter os quatro jogadores, poderíamos colocar também alguns Bots para aumentar mais a adrenalina. Claro que tinha que ser bots mais elaborados, os de dificuldade básica só iam facilitar pros jogadores juntarem mais pontos. 

Com o tempo, a gente ia colocando algumas regras pra poder deixar mais competitivo, como banir as minas remotas que, quando apertamos A e B juntos, a bomba explode no ar. Sim, imagina quantas explosões aleatórias eu não vi na minha tela.

Os outros modos do jogo

Já o modo cooperativo, eu jogava com meus irmãos. Completar na dificuldade mais simples era moleza, o desafio mesmo era completar no terceiro nível as últimas fases, ou até mesmo as missões extras.

As missões contras já não jogávamos muito, mas utilizávamos desse modo para descobrir onde realizar as missões mais difíceis. Como ainda não era tão forte a internet aqui no Brasil, ainda era o tempo de procurar as soluções na revista, mas gostávamos (e até hoje gostamos) de descobrir as coisas na marra.

Até hoje, Perfect Dark é um excelente jogo e envelheceu muito bem. Claro que o grande problema de jogos em primeira pessoa no Nintendo 64 eram os controles, já que isso foi aperfeiçoado só nas gerações seguintes, com a adição de dois analógicos no controle.

Se você ainda não jogou ou não conhece o game, com certeza, vale a pena pegar para fechar. Não é tão difícil e com certeza é diversão garantida!

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...